domingo, 6 de dezembro de 2015

Criação da Universidade Federal para o Norte do Tocantins

Proposta aberta para consulta pública à comunidade acadêmica, às organizações sociais, às entidades representativas da sociedade civil, às administrações municipais da região norte do Tocantins, ao poder legislativo, bem como aos órgãos e Secretarias do Governo Estadual e organismos do Governo Federal.

Sugestões e recomendações são bem-vindas.

Ações afirmativas da nova Universidade
  • Enfrentar o novo com o novo
  • Lutar pela definição de universidade
  • Acesso democrático com justiça social
  • Extensão com base etno-social
  • Pesquisa-Ação
  • Ecologia de saberes
  • Universidade e escola pública - produção e difusão de saber pedagógico; pesquisa educacional; e formação dos docentes da escola pública
  • Criar uma nova institucionalidade
  • O Estado e a transnacionalização do saber


Cenários do Norte do Tocantins

Novo centro logístico brasileiro
Ferrovia Norte-Sul
Hidrovia Tocantins-Araguaia
Industrialização
Expansão agropecuária
Turismo



Desafios

Reduzido IDH

Ampliar dinamismo econômico 

Região de assentamentos da reforma agrária

Apoio à inclusão de agricultores familiares

Afirmação de famílias de pescadores e quilombolas

Proposição de Políticas Públicas para pescadores e quilombolas

Demarcação de terras e comunidades indígenas

Acompanhamento dos processos de demarcação nas áreas indígenas




UFNT - Modelo Conceitual 

Base Filosófica
  • Excelência acadêmica com pluralidade pedagógica e flexibilidade de formação
  • Ampliação do acesso ao ensino com inclusão social
  • Eficiência, com uso otimizado de recursos públicos
  • Perspectiva de sustentabilidade
  • Impacto no desenvolvimento social e humano da região
Concepções
  • Localização geográfica de característica sui generis onde se verifica a existência de um bioma de transição entre o Cerrado e a Amazônia
  • A histórica desigualdade social e econômica com reflexos diretos no baixo nível de escolaridade e na dificuldade de acesso à formação de nível superior
  • As distâncias e a dificuldade de acesso a meios de comunicação que possibilitem o uso das novas tecnologias, hoje indispensáveis ao ensino
  • A Universidade e escola pública (produção e difusão de saber pedagógico; pesquisa educacional; e formação dos docentes da escola pública), com base no PNE e seu alinhamento com a educação básica da rede pública
  • Desenvolvimento econômico  e redução das assimetrias  sociais
Áreas do Conhecimento para atuação
  • Artes, Ciências da Vida, Ciência e Tecnologia, Ciências Naturais e Matemáticas, Ciências Sociais, Humanidades, Letras, Linguística, Ciências Agrárias e Engenharias
  • Os cursos serão definidos por meio de audiências públicas, de seminários acadêmicos, de oficinas de trabalho e de visitas técnicas aos municípios da região Norte do Estado
Processo Estratégico
  • Câmpus Universitários – Unidades autônomas em Araguaína, em Tocantinópolis  e expansão  (em estudo)
  • Rede de Colégios de Aplicação Universitários (CAU):
    • Os CAU são Espaços de Ação que as universidades credenciam nos municípios  para oferecer a seus alunos a trilogia Ensino, Pesquisa-Ação e Extensão, mediante projetos interdisciplinares de suporte ao ensino público, que visam efetivar o acesso ao ensino com inclusão social
    • Podem  integrar: Escolas de formação agrícola, Escolas  indígenas, Colégios tempo integral, Escolas públicas  de ensino fundamental e médio


A
é mais...

+ inserção social
+ qualidade no ensino
+ empregos qualificados
+ cursos adequados à região
+ desenvolvimento regional
+ interface escola pública-ensino superior
+ proximidade com as vocações regionais

Você é a favor ou contra a ter mais uma universidade federal no Tocantins?



3 comentários:

  1. Acredito que o Estado do Tocantins, (minha opinião não se resume em ser contra ou favor)necessita ter pelo menos mais duas Universidades Federais menos descentralizadas e mais democráticas... Professor Dr. Albano Salustiano Pereira: 37 anos de vida pública, 20 pesquisador da EMBRAPA-CNPH em Brasília, 4 anos como Diretor da Faculdade da Terra de Brasília e 12 anos como Professor da UFT campus de Palmas...

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  2. A criação de mais uma universidade no Estado do Tocantins é imprescindível. Sem dúvida alguma irá desenvolver o estado e toda a região norte e tb o sul do Maranhão. Apoio integral à criação da UFNT.

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  3. É de suma importância a criação dessa nova UFNT. Haja vista a necessidade de se diminuir a desigualdade social e melhorar a destruição dos recursos oriundos do governo Federal. Acredito que será um grande avanço não só para a região mais para o estado como um todo.

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