quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Para professores, criação de Universidade Federal do Norte do TO é fundamental para o desenvolvimento

Rede de Colégio de Aplicação Universitário deve nascer junto com
nova Instituição de ensino superior

Durante reunião pública na noite desta quarta (14) na OAB, a comissão de professores da UFT de Araguaína apresentou ao público os motivos a favor da criação de nova Universidade Federal para o Norte do Tocantins (UFNT). Os idealizadores consideram a proposta pioneira, inovadora e democrática.

Os professores buscam apoio da sociedade para aceitação da proposta, que será fundamental para desenvolvimento das microrregiões de Araguaína e do Bico do Papagaio.



Representando a comissão, o Professor Dr. José Expedito abriu o debate apontando as carências da região do Bico. Com destaque para o município de Campos Lindos, que concentra uma das maiores plantações de soja do mundo, mas possui um dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, de 0,544.

Ele defendeu que a universidade é a única entidade com isenção e pluralidade de ideias que pode ajudar a desenvolver essas regiões através da educação. “A única forma de trazermos desenvolvimento dessa região será através da educação. Pra trazermos pelo menos equidade” disse Expedito. 

Colégios de Aplicação

Expedito argumentou que a principal inovação da proposta será a implantação da rede de Colégio de Aplicação Universitário (CAU) para integrar a Universidade com a rede pública de ensino.   Uma vez aprovada, a UFNT será a primeira universidade a envolver as três esferas da administração pública: União, Estado e Município.

O objetivo do ensino integrado, segundo apresentado, será o de preparar o aluno desde  o ensino fundamental até a entrada ao ensino superior gratuito.  “A universidade vai trabalhar com a base para melhorar o ensino. Ela vai se debruçar para recuperar a qualidade do ensino” destacou Expedito.

Além da rede do CAU, Expedito abordou ainda a qualificação da formação para os professores das ciências exatas. A formação servirá para sanar as deficiências do Ensino Médio nas disciplinas de Matemática, Química e Física. “Será uma resposta da universidade para o ensino médio” afirmou Expedito.

Campus

A proposta da UFNT visa o desmembramento dos campi da UFT de Araguaína e de Tocantinópolis. E ainda a construção de novos campi nos municípios de Guaraí, Xambioá e Esperantina. Os dois últimos, além de atender os estudantes da Região do Bico do Papagaio, também vão receber acadêmicos do Sul do Pará e Maranhão.

Gestão

Conforme apresentado, cada campus terá autonomia financeira e os materiais de consumo da universidade serão comprados na própria região, para diminuir custos com transporte. Expedito afirmou que o grupo já prepara a Minuta Nº 2, mas a proposta só poderá ser concretizada se a sociedade quiser. “Estamos aqui para convocar vocês. Ela [universidade] só vai sair do papel se a sociedade quiser”.

Fonte: http://www.araguainanoticias.com.br/n/11195
Foto: Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário