quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Proposta de nova Universidade Federal deve atender atuais demandas da Região Norte do Tocantins

Os professores da UFT campus de Araguaína, idealizadores da proposta de criação de uma nova universidade federal na região norte do estado, estiveram na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (21). O grupo entregou a minuta da proposta aos vereadores em busca de apoio e divulgação para a sociedade.



A ideia de criação de nova universidade federal que tenha Araguaína como sede já havia surgido entre os docentes desde 2003, mas é a primeira vez que a proposta é oficializada. O documento diz que a estrutura da instituição ‒ baseada em sete campi de norte a sul do Tocantins‒ inviabiliza o atendimento, apesar do esforço da gestão.

A distância entre o campus mais ao sul, em Arraias, e o campus mais ao norte, em Tocantinópolis, é de 1000 km.  Conforme o documento, essa distância acaba por manter a microrregião do Bico do Papagaio isolada.  

Problemas com gestão

Representando os professores, Kênia Ferreira Rodrigues explicou na tribuna que o grupo está pensando no futuro e como atender melhor as demandas da sociedade.    ‒A Universidade Federal do Tocantins dobrou nos últimos cinco anos. O primeiro vestibular da UFT foi para 1.800 alunos. Hoje, só o campus de Araguaína embarca 3.200 alunos. A gente cresceu e precisa melhorar a gestão. Afirmou.

No período da greve foi discutido como resolver os problemas de gestão enfrentados pela UFT. ‒Se o que impede é essa questão de distância, então nós precisamos de uma gestão mais próxima. (...) A ideia é pegar os campus que a UFT já tem aqui no norte [Araguaína e Tocantinópolis]e organizar com outras comunidades que venham a necessitar do trabalho.

Demandas da região

Kenia acrescentou ainda que a criação da região de expansão agrícola MATOPIBA trará implicações econômicas e sociais. ‒Quem vai estudar isso aí? Quem vai ajudar a defender políticas sociais pra região? Eu acho que a universidade tem um papel muito sério de trabalhar com as comunidades. Declarou.

Em entrevista ao AN, o professor José Manuel Sanches afirmou que o grupo acredita que a UFT já não responde as demandas do estado, porque elas cresceram. E a situação exige mais atenção principalmente nas microrregiões de Araguaína e a do Bico do Papagaio.

‒O Bico do Papagaio tem 25 municípios. A questão da miséria, da pobreza, do analfabetismo, da oportunidade de emprego, da cultura, tudo isso são demandas que a nova universidade vai abarcar. No sentido de corrigir as distorções, as diferenças e criar oportunidades para que essa região cresça da forma como ela merece.

 Segundo Sanches, a “forma que a UFT está coordenando e encaminhando essas demandas, nós vamos levar muitos e muitos anos ainda pra poder melhorar essa região”.

Proposta à sociedade

O próximo passo será apresentar a proposta da Universidade Federal do Norte do Tocantins  para sociedade e saber o que ela acha. ‒A UFNT ou Universidade Federal do Araguaia, conforme venha a ser a aprovado o nome, ela é um instrumento que nós achamos que vai alavancar o desenvolvimento dessa região. Nós estamos prontos pra debater em todas as instâncias que ela [sociedade] quiser e concretizar esse projeto, disse Sanches.

Cursos

Conforme a proposta, a UFNT atuará com os cursos de graduação, tecnólogos e de pós-graduação nas grandes áreas do conhecimento: Artes, Ciências da Vida, Ciência e Tecnologia, Ciências Naturais e Matemáticas, Ciências Sociais e Humanidades. Os cursos serão escolhidos mediante audiências públicas.

http://www.araguainanoticias.com.br/noticia/11058/proposta-de-nova-universidade-federal-deve-atender-atuais-demandas-da-regi-o-norte-do-tocantins.html
Foto: Ramila Macedo/Araguaína Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário