segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Professores da UFT propõem criação de Universidade Federal para desenvolvimento da região norte do TO

Um grupo de professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Araguaína (TO) vai apresentar, na Câmara Municipal, uma proposta inovadora de criação de uma nova Universidade Federal voltada para o desenvolvimento social e econômico da região norte do Estado.

O projeto será apresentado aos vereadores de Araguaína e ao senador Donizete Nogueira (PT) durante sessão na segunda-feira, dia 21 de setembro, às 9 horas da manhã.



A proposta de criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) desmembra os campi de Tocantinópolis e Araguaína e cria novos campi nas cidades de Guaraí e Xambioá, não excedendo o limite médio de 250 km entre a instituição e a cidade sede.

Conforme a proposta, o espaço de atuação da nova Universidade terá por base duas microrregiões do Estado: Araguaína e Bico do Papagaio, com potencial influência na mesorregião do Bico do Papagaio que compreende 66 municípios, dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins, com área total de 141.130,2 km² e com população de 1.736.516 habitantes.

O Tocantins, é um dos poucos Estados brasileiros que conta com apenas uma única Universidade Federal cuja estrutura é  baseada em 7 campi, distribuídos de norte a sul do Estado com uma distância de 999 km entre os polos.

A implantação da nova universidade levará em consideração a localização geográfica, a característica da população a ser atendida, a histórica desigualdade social e econômica, as distâncias e as dificuldades de acesso aos meios de comunicação, as características das populações tradicionais, entre outros.

A UFNT atuará com os cursos de graduação, tecnólogos e de pós-graduação nas áreas do conhecimento de artes, ciências da vida, ciência e tecnologia, ciências naturais e matemáticas, ciências sociais e humanidades.

Matopiba

Um dos pontos que favorece a criação da nova Universidade é a recente implantação da última fronteira agrícola do mundo que compreende regiões do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A região norte do Tocantins está integralmente inserida nessa nova fronteira agrícola brasileira, que preconiza fortemente o desenvolvimento regional, vislumbrando um novo cenário socioeconômico.

Busca de apoio

Segundo os professores, esse documento preliminar necessita ser acrescido e enriquecido de sugestões vindas da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

Os defensores da nova instituição também vão articular o apoio da classe política da região nos níveis municipal, estadual e federal, independente da cor partidária e dos princípios ideológicos, com o objetivo de viabilizar a tramitação e aprovação do projeto nas instâncias superiores.

"A criação da UFNT corrige problemas administrativos e gerenciais causados pela distância entre os campi e o câmpus sede em Palmas, ao mesmo tempo em que potencializa uma união benéfica e produtiva entre as microrregiões de Araguaína e do Bico do Papagaio", ressaltam os professores.

Defensores da proposta

A proposta foi elaborada pelos professores Airton Sieben, Andrea Mateus, Danielle Mastelari, Davi Oliveira Lima, Freud Romão, Isabelle Romão, João de Deus Leite, José Expedito Cavalcante da Silva, José Manoel Sanches da Cruz, Luis Juracy Rangel, Kênia Ferreira Rodrigues, Kênia Gonçalves Costa, Miguel Pacífico Filho, Odair Vieira, Priciane Correa Ribeiro, Shirlei Nabarrete Dezidério, Talles Marcos, Thelma Pontes Borges, Suzete Costa Souza.

http://www.araguainanoticias.com.br/noticia/11019/professores-da-uft-propoem-criacao-de-universidade-federal-para-desenvolvimento-da-regiao-norte-do-to.html
Foto: Ramila Macedo/Araguaína Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário